top of page

Psicomotricidade

Psico quê?

Captura de ecrã 2021-01-30, às 22.47.10.

A Psicomotricidade é uma especialidade terapêutica que integra o estudo das funções motoras, psíquicas e afetivas e a forma como estas se unem e interligam até se confundirem.

​

A Psicomotricidade é sustentada por 3 conhecimentos básicos: a motricidade (movimento), o intelecto (habilidades mentais) e a afetividade(emoções). A intervenção psicomotora tem como objetivo avaliar, melhorar e compensar a adaptação psicológica, percetiva e motora do individuo. Trabalha por exemplo sobre os 7 fatores psicomotores: Tonicidade, Equilibração, Noção do Corpo, Lateralização, Estruturação Espácio-Temporal, Praxia Global e Praxia Fina.

​

Esta terapia destina-se a todos e apresenta como instrumento principal o corpo em movimento e expressão.

 

Objetivos da intervenção Psicomotora

A Intervenção Psicomotora utiliza um série de técnicas e métodos adequados às características de cada faixa etária e especificamente de cada criança, adolescente ou jovem.

​

Em cada sessão de Psicomotricidade são utilizadas diversas técnicas e métodos, como o jogo e o lúdico, de acordo com as necessidades individuais da criança, adolescente, adulto ou idoso.

A Psicomotricidade apresenta 3 modelos de intervenção:

  • Preventivo: Estimulação e Promoção do desenvolvimento e autonomia ao longo da vida.

  • Educativo: Estimulação e Promoção do desenvolvimento psicomotor típico e potenciais de aprendizagem.

  • Reeducativo e Terapêutico:  Quando existe comprometimento do desenvolvimento psicomotor ou capacidade de aprendizagem.

​

psicomotricidade-1024x512.jpg

​Áreas de atuação da Psicomotricidade

psicomotricista.jpg

Na criança...

Perturbações do Neurodesenvolvimento (Perturbação do Espectro do Autismo, Deficiência Intelectual do Desenvolvimento, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Atraso de Desenvolvimento Global)
em

Em idade pré-escolar com alterações de desenvolvimento e imaturidade psicomotora

Perturbações do Comportamento;

Dificuldades de Aprendizagem;

Imaturidade Neuromotora (alterações tónicas, posturais, lateralização, praxia global, praxia fina, estruturação espácio-temporal, noção do corpo);

 Tiques, mutismo, gaguez...

No adulto...

Ansiedade;
Stress;
Distúrbios imagem corporal;
Tiques...

fcb66932-5c36-4765-9b89-d6a3051c8294-2.j
Produto1271.jpg

No idoso...

Risco de Queda;
Perda de Autonomia nas AVD's;
Défice Cognitivo Ligeiro;
Doença de Alzheimer e outras demências;
Doença de Parkinson;
AVC;
Alterações de comportamento...

O mais engraçado é que trabalhamos tudo isto a brincar, e isso é tão bom. Aqui podemos ser tudo, podemos ser super-heróis que têm de derrubar obstáculos, saltar, rastejar depressa ou devagar para salvar o animal em perigo do outro lado da sala e nem percebemos que estamos a trabalhar a nossa praxia global, equilibração, estruturação espacial e temporal, autoconfiança (entre outros).

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

bottom of page