Psicomotricidade
Psico quê?

A Psicomotricidade é uma especialidade terapêutica que integra o estudo das funções motoras, psíquicas e afetivas e a forma como estas se unem e interligam até se confundirem.
A Psicomotricidade é sustentada por 3 conhecimentos básicos: a motricidade (movimento), o intelecto (habilidades mentais) e a afetividade(emoções). A intervenção psicomotora tem como objetivo avaliar, melhorar e compensar a adaptação psicológica, percetiva e motora do individuo. Trabalha por exemplo sobre os 7 fatores psicomotores: Tonicidade, Equilibração, Noção do Corpo, Lateralização, Estruturação Espácio-Temporal, Praxia Global e Praxia Fina.
Esta terapia destina-se a todos e apresenta como instrumento principal o corpo em movimento e expressão.
Objetivos da intervenção Psicomotora
A Intervenção Psicomotora utiliza um série de técnicas e métodos adequados às características de cada faixa etária e especificamente de cada criança, adolescente ou jovem.
Em cada sessão de Psicomotricidade são utilizadas diversas técnicas e métodos, como o jogo e o lúdico, de acordo com as necessidades individuais da criança, adolescente, adulto ou idoso.
A Psicomotricidade apresenta 3 modelos de intervenção:
-
Preventivo: Estimulação e Promoção do desenvolvimento e autonomia ao longo da vida.
-
Educativo: Estimulação e Promoção do desenvolvimento psicomotor típico e potenciais de aprendizagem.
-
Reeducativo e Terapêutico: Quando existe comprometimento do desenvolvimento psicomotor ou capacidade de aprendizagem.

Áreas de atuação da Psicomotricidade

Na criança...
Perturbações do Neurodesenvolvimento (Perturbação do Espectro do Autismo, Deficiência Intelectual do Desenvolvimento, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Atraso de Desenvolvimento Global)
em
Em idade pré-escolar com alterações de desenvolvimento e imaturidade psicomotora
Perturbações do Comportamento;
Dificuldades de Aprendizagem;
Imaturidade Neuromotora (alterações tónicas, posturais, lateralização, praxia global, praxia fina, estruturação espácio-temporal, noção do corpo);
Tiques, mutismo, gaguez...
No adulto...
Ansiedade;
Stress;
Distúrbios imagem corporal;
Tiques...


No idoso...
Risco de Queda;
Perda de Autonomia nas AVD's;
Défice Cognitivo Ligeiro;
Doença de Alzheimer e outras demências;
Doença de Parkinson;
AVC;
Alterações de comportamento...
O mais engraçado é que trabalhamos tudo isto a brincar, e isso é tão bom. Aqui podemos ser tudo, podemos ser super-heróis que têm de derrubar obstáculos, saltar, rastejar depressa ou devagar para salvar o animal em perigo do outro lado da sala e nem percebemos que estamos a trabalhar a nossa praxia global, equilibração, estruturação espacial e temporal, autoconfiança (entre outros).
